sábado, 14 de junho de 2008

O que é e o que fazemos



Foto: Protásio de Morais

Por todo o país, há uma movimentação na classe artística cultural através da criação dos Centros de Pesquisas e Produções. Como uma nova maneira de veicular o estudo, a pesquisa, a produção e a profissionalização das artes em geral, os Centros de Pesquisas chegam como aglutinadores e fomentadores da arte. São espaços culturais, voltados a um segmento artístico que proporcionam o desenvolvimento cultural, retornando à sociedade seu direito a arte e cultura. Em Santa Catarina temos o exemplo do “Centro de Pesquisas e Produções de Teatro de Bonecos”, que com o auxilio da Funarte, tem desenvolvido um trabalho de âmbito nacional, possibilitando um amadurecimento na produção do teatro de títeres, promovendo intercâmbio internacional e gerando um engrandecimento e reconhecimento nacional de seu estado. O mesmo acontece com outros exemplos, como o mais recente “Centro de Pesquisas Audiovisuais” em Ouro Preto, que através de uma parceria entre a UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e alunos e ex-alunos dos cursos de Direção Teatral e Artes Cênicas, desenvolvem um trabalho que tem fortalecido, não só o reconhecimento da cidade como um pólo artístico cultual, como também o turismo nacional e internacional, gerando assim riqueza em todos os níveis.
Os Centros de Pesquisas chegam como fortes aliados no desenvolvimento social e cultural do país, na promoção de uma cena cultural mais rica, forte e expressiva e no fortalecimento das interlocuções entre a iniciativa privada e o poder público; o artístico e o cultural; o contemporâneo e o antropológico; a sociedade e o individuo.




O “Centro de Pesquisa e Produção em Artes Cênicas” – é o primeiro do estado do Mato Grosso e do Centro-Oeste.
Aberto a toda a população e pensado de forma a fomentar o desenvolvimento artístico ligado às artes cênicas, o Centro de Pesquisas é uma parceria entre entidades, artistas, iniciativas públicas e privadas, que compartilham um mesmo ideal: a promoção humana.



A entidade Cia. Pessoal de Artes, uma associação sem fins lucrativos voltada à questão sócio-cultural e a inclusão social através das artes, é a idealizadora deste projeto, e conta com a parceira da entidade Leite de Pedras, ong que através do trabalho circense, elabora questões sócio-ambientais.



O “Centro de Pesquisas e Produções em Artes Cênicas” é um espaço de arte criado para a difusão dos estudos e produções artísticas e tem como funções primordiais o fomento à pesquisa contemporânea nas Artes Cênicas; o resgate antropológico e cultural; a inclusão social; e a promoção da arte e da cultura local. Para tal, o Centro, além de conter ações de pesquisa e produção ligadas ao segmento da música, dança, teatro e circo, desenvolve também intercâmbios entre saberes, fazeres e lugares através de: workshops, palestras, seminários, oficinas de intercâmbio com outros estados, promoção de ações de troca e convívio.


CIDADE DOS OUTROS. Foto: Protásio de Morais



O “Centro de Pesquisa e Produção em Artes Cênicas – Espaço Pessoal de Arte” é:

- Núcleo de Teatro
- Núcleo de Circo
- Núcleo de Música
- Núcleo de Dança
- Núcleo de Multimídia


Os núcleos são responsáveis pelo desenvolvimento das ações permanentes e esporádicas do Centro, que se dividem em Finalidades Específicas e Finalidades Secundária.





Finalidades Específicas:


- Oficinas de teatro: iniciação e avançado;
- Oficinas de circo: iniciação e avançado;
- Oficina de musicalização e coral;
- Oficina de cenotecnia e desenho;
- Oficinas de dança;
- Workshops com profissionais gabaritados;
- Palestras e Seminários;
- Espetáculos e apresentações;
- Intercâmbio nacional e internacional;


Finalidades Secundárias:


- Festival de Cenas Curtas e Musica Original, de teatro;
- Oferecer programa cultural à população do entorno;
- Promover programações culturais;
- Feira de produtos de troca: mercado de pulgas e troca de livros;
- Saraus Culturais;
- Criar e administrar uma biblioteca para servir aos freqüentadores;
- Sessões de Cinema;
- Oficinas gratuitas para a população;
- Concurso de histórias pessoais: a dramaturgia do povo;
- Centro de convivência dos grupos e fazedores de artes cênicas;




Residência do Centro de Pesquisas e Produções em Artes Cênicas
“Espaço Pessoal de Arte”
O Museu do Rio Cuiabá

O Museu do Rio Cuiabá foi construído em 1899, e em seu prédio funcionava o Mercado Municipal e o Mercado do Peixe. Foi tombado em 1983 pelo governo do estado de Mato Grosso e em 1999 criou-se o Museu do Rio, administrado pela Secretaria de Cultura de Cuiabá.
Esse prédio histórico tem sido palco das mais diversas manifestações populares e abrigou, em seu interior, festivais tradicionais na cidade, como o Festival de Siriri.
Situado à beira do rio Cuiabá, no bairro tradicional do Porto, o Museu do Rio foi eleito pela população como o espaço mais simbólico para os cuiabanos. Foi nas margens do Cuiabá que se fundou a região e onde se deu sua maior riqueza cultural: o encontro entre índios, brancos e negros.
Deste encontro gerou-se a diversidade que está na gênese cultural do mato-grossense e em especial do cuiabano. Uma diversidade que se espelha na água do seu rio.
Mato Grosso é um estado rico e promissor, destino de muitos imigrantes e terra cobiçada por muitos. Convivem lado a lado ecossistemas como o Pantanal, Amazônia e Cerrado, plantações e indústrias, siriri e chimarrão.
É essa miscelânea cultural que faz o Mato Grosso de hoje.
Apesar de todos esses fatores, ainda é um estado desconhecido de grande parte da população brasileira. Seus costumes, sua culinária, seu sotaque, enfim, sua arte e cultura não são exploradas em todas as suas possibilidades e potencialidades como força econômica. Sua localização geográfica é privilegiada: faz fronteira com quatro estados e um país, é o caminho natural para o extremo norte do Brasil.
A capital, Cuiabá, situada no centro geodésico da América do Sul, com quase 300 anos de história, é um pólo cultural com muito ainda para ser explorado. São necessárias muitas ações voltadas para o desenvolvimento no âmbito cultural, artístico e turístico no estado, fortalecendo assim, o desenvolvimento social e econômico da região.






Detalhamento das Ações (2008/02) do
“Espaço Pessoal de Arte – Centro de Pesquisa e Produções em Artes Cênicas”



Núcleo de Teatro: Oficina permanente de Teatro;

Oficina de Cenografia, ministrada por Marcelo Velasco, a oficina é voltada à arquitetura e desenho de cenário.

Núcleo de Música: Oficina de Musicalização e Coral;
Coral Infantil Pra-ti-cu-tu-cá, com Rejane de Musis.

Núcleo de Circo: Oficina Permanente de técnicas circenses;
Oficina de Técnicas Circenses, ministrada por Julio Carcará, será desenvolvida na tenda de circo.

Núcleo de Dança: Oficina Permanente de Dança;
Oficina Pesquisa de Teatro-Dança, voltada para profissionais de dança ou teatro, que queiram desenvolver uma pesquisa a respeito da dramaturgia do movimento.

Núcleo de Multimídia: Sessão “Cinema Paradiso”;
Exibição de Filmes arte, aberto a comunidade e interessados, com debate ao final da exibição.

Núcleo Espaço Pessoal: (ações conjuntas) Sarau, Ciclo de Palestras, Troca-Troca Literário, Mercado das Pulgas; Festival de Cenas Curtas, Intercâmbios;

Um comentário:

Unknown disse...

Ola,
Tudo bem?

Trabalho com o Núcleo de Relacionamento e Disseminação em Mídia Social, empresa que presta

consultoria ao Governo de Minas, com o objetivo de aproximar cidadãos.
Entro em contato, pois como o blog fala sobre cultura, gostaria de lhe enviar algumas

informações - via email - sobre projetos e iniciativas do setor no estado de Minas Gerais.

Caso tenha interesse, peço que entre em contato pelo email: thamires@webcitizen.com.br .

Duvidas, sugestões e críticas, fico à disposição.

Abs e obrigada.
Thamires Andrade